A programação é a arte de fazer com que o computador faça
exactamente o que desejamos que ele faça. Ao nível mais simples consiste em
enviar uma sequência de comandos para um computador por forma a atingir um
determinado objectivo. Ou que o computador execute uma determinada função.
Conceito de Linguagem de Programação
Uma linguagem de programação é um método padronizado para
comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e
semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um
programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar,
como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais as ações que devem ser
tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas
para expressar algoritmos com precisão.
Linguagem de baixo nível
Linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma
linguagem de programação que compreende as características da arquitetura do
computador. Assim, utiliza somente instruções do processador. Nesse sentido, as
linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do
computador. Um exemplo é a linguagem Assembly (não Assembler) que trabalha
diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.
Linguagem de alto nível
Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na
Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível
de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à
linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente
relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de
alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções
e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto
nível. Alguns exemplos de linguagens de alto nível:
- ASP
- ActionScript
- C/C++
- C#
- Pascal/Object Pascal
- Euphoria
- Java
- Lua
- MATLAB
- PHP
- Python
- R
- Ruby
- Tcl
- Basic/Visual Basic
Diferenças entre algoritmo e programa
Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma
tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para
realizar nossas actividades, definindo a sequência de actividades que devemos
fazer para atingir um objectivo.
Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstracto —
dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. Os programas
são visualizados mais facilmente como uma colecção de algoritmos menores
combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir
de componentes.
Dessa forma, um
algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma
operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro
lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma
que seja útil para as pessoas que o utilizam.
Ada Lovelace
Ada Lovelace, que dá ao nome ao dia comemorativo celebrado
nesta data, é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da
história. Augusta Ada King, nascida em 1815 com o nome Augusta Ada
Byron, conhecida como Condessa de Lovelace ajudou o colega, Charles Baggage, no
desenvolvimento da primeira máquina de cálculo, além de ser responsável pelo
algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas. O trabalho
de Ada Lovelace permitiria que a máquina calculasse os números de Bernouilli.
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